Sustentabilidade

Tornar-se mais sustentável deve estar na lista de tarefas de todos e na Papua não é excepção.

Posicionamo-nos longe do fast-fashion , os nossos produtos são desenvolvidos em Portugal na nossa unidade de produção em Leiria e são feitos para durar. As nossas malhas e tecidos são de extrema qualidade e a nossa confecção é cuidada e preocupada com os detalhes.

As nossas escolhas são mais circulares porque nos centramos no fecho de ciclo, focamo-nos na preservação e valorização do capital natural e na minimizarão de desperdícios em toda a cadeia de valor desde a concepção. 

Concepção e design

Estamos preocupados em criar artigos com mais qualidade, conforto e design inovador, queremos vestir todos os corpos de todas as mulheres. Porque somos todos diferentes. Para tal temos vindo sucessivamente a melhorar os nossos artigos com o desenho de produtos projetados para vários ciclos de vida, economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, utilizando menos recursos. Em 2021 a coleção Essentials vem para ficar com artigos melhorados e ainda mais confortáveis, para além dos artigos Extended Sizes com tamanhos desde os XS ao 2XL, e ainda a possibilidade de escolha de tamanhos diferentes no top e na cueca desde o verão de 2017.

Produção e corte

Os nossos processos de produção são limpos, não usamos substâncias toxicas, promovemos a eficiência energética e de materiais e identificamos novas utilizações para subprodutos por forma a maximizar o uso da matéria prima e do corte. Ambos os processos são desenvolvidos na nossa produção em Leiria pelas nossas costureiras, quadros da nossa empresa.
No processo de “imprimir” os padrões na malha preferimos a sublimação em detrimento da estampagem por ser uma técnica mais limpa e menos poluente. Esta etapa é desenvolvida com os nossos parceiros também na zona de Leiria.  

Matéria prima

O principal componente de um biquíni é de facto o tecido técnico com as características desejáveis para um artigo de praia e banho que ofereça protecção UV, resistência ao cloro e aos óleos e cremes protectores, mas acima de tudo que seja confortável. Pois bem, este tipo de artigo é constituído maioritariamente por Poliéster ou Poliamida. Todas as malhas que usamos em Poliester são recicladas e feitas a partir do ECONYL feito a partir desperdícios e lixo proveniente de garrafas de plástico, entre outros.

Distribuição

No desenvolvimento de formas de distribuição conjunta, isto é, organização de serviços de logística para partilha de redes de distribuição, escolhas mais sustentáveis de modos de transporte, bem como preocupações com a utilização de materiais recicláveis e redução do sobre-embalamento.
Packaging de envio.   

yt_image

Materiais utilizados na confecção

ECONYL ®

O Nylon regenerado Econyl é um produto feito inteiramente de resíduos provenientes do oceano e de aterros sanitários, como plástico industrial, restos de tecido de empresas de confecção, tapetes velhos e "redes fantasmas" (redes de pesca perdidas ou abandonadas).
Reutilizar o Nylon para fazer o Econyl reduz o impacto no aquecimento global em 80%, comparando com o material novo produzido a partir do petróleo.

O processo de decomposição do lixo para criar o Econyl é feito apenas com temperatura e vapor, sem o uso de agentes químicos, através de um processo movido a energia renovável.

O Econyl é utilizado na malha exterior em mais de 70% dos nossos artigos lisos e texturizados e 100% no forro dos biquínis e fatos de banho. 

POLIAMIDA

Ainda usamos algumas malhas em Poliamida ou Nylon novo na confecção dos biquínis e fatos de banho, mas estamos a fazer um esforço de pesquisa suplementar para encontrar malhas que possam substituir as que ainda usamos neste material  por outras 100% recicladas. Já fizemos alguns contactos nesse sentido e esperamos em breve poder afirmar que todas as nossas malhas são 100% recicladas ou fabricadas a partir de matéria prima orgânica e sustentável.

Contudo, a Polamida pode ser reciclada vezes sem conta e pode ser recolhida ou colocada em locais que garantem a sua valorização. Desta forma podem ser desenvolvidos novos artigos a partir de material reciclado e a roupa não vai parar a aterros ou ao mar contribuindo para a degradação do planeta. 

Uma das empresas que em Portugal incide sobre o processo de valorização textil é a - ULTRIPLO - que faz a recolha através de contentores colocados por todo o país, na rua, em ecopontos, hipermercados , postos de combustível, entre outros.  Em Lisboa poderá colocar a sua roupa usada num destes contentores localizado na Rua Presidente de Arriaga , nos Prazeres ou se preferir fazer chegar as suas roupas á nossa loja Papua Market que nós encarregamo-nos de a fazer chegar ao ponto de recolha. 
Pode encontrar centenas de outros contentores da Ultriplo no seu site. 


GO TO Ultriplo

Materiais de Packaging

Pacote de envio reciclado:

Em 2020, melhorámos a nossa embalagem de envio e começámos a utilizar um pacote feito 100% em papel Kraft reciclado e biodegradável que pode ser reutilizado. Desta forma evitamos os habituais pacotes de envio feitos de plástico que necessitam de milhares de anos para se decomporem na natureza. Por outro lado, os nossos clientes poderão trocar ou devolver qualquer encomenda reutilizando esta nova embalagem devido seu sistema inovador com fecho duplo inviolável. Desta forma tornamos as devoluções mais responsáveis e o processo é facilitado em comparação com outras formas tradicionais de embalamento permitindo economizar ainda mais recursos.  Menos volume de transporte, menos custos, menos consumo de combustível,  ou enchimentos. Sem desperdício!

Sacola 100% em algodão:

Desde 2018 , todos os biquínis e fatos de banho são entregues ao cliente em sacolas de algodão para proteger o artigo durante a sua vida útil, quando não está a ser utilizado. Inicialmente utilizávamos embalagens em plástico para o mesmo efeito.

Saco de loja reciclado:

Foi uma preocupação inicial investir em sacos para o Papua Market que respeitassem o ambiente. Desta forma utilizamos sacos feitos 100% em papel reciclado que aconselhamos a reutilizar e por fim a reciclar no fim de vida.

PACKAGING

100% fabricado com materiais reciclados ou orgânicos.

SLOW FASHION

Artigos feitos para durar. Estamos atentos aos detalhes na confecção.

ECONYL

Grande parte dos nossos artigos são feitos com malhas recicladas. 

PORTUGAL

Todos os nossos artigos são desenvolvidos e fabricados em Portugal. 

Say hi
to our team

Introduce your lovely team to customer with short description here. Tell them how did you guys meet, what bring these peoples together and what the vision of the team entrust to your products

Seth Carson

Position

Trixie Hill

Position

Izzy Ruiz

Position

Sheena Lang

Position

Helen Barajas

Position

Seth Carson

Position

140+

Products

10+

Awards

120k+

Happy customers

8+

Countries

Trusted by